Como Falar em Público

Você tem medo de falar em público?

Quantas oportunidades você já perdeu por não falar em público? Não faz reuniões, evita se posicionar no seu trabalho, não grava vídeos, não divulga sua empresa nas redes sociais.

Saiba que as empresas estão dando cada vez mais valor à competência de  comunicação. Além disso, se você é dono do seu próprio negócio, não divulgar seu produto ou serviço,  nas redes sociais, pode colocar sua empresa em risco de fechar as portas.

É possível dominar a comunicação?

Falar bem é uma habilidade, assim como você aprendeu a andar de bicicleta, a dirigir. você também pode ser capaz de dominar uma plateia, não importa qual seja seu nível como orador.

Se expressar bem é uma das habilidades que todo profissional de sucesso precisa dominar.

Como superar a timidez na comunicação?

O processo de desenvolvimento da comunicação inclui mudanças interiores.É preciso sair da “zona de conforto” e se dispor a transpor barreiras. É preciso colocar seu propósito a frente e dominar o medo. Se você quer avançar é preciso tomar essa decisão.

Afinal, todos podem se comunicar bem, por isso segue 4 dicas para você desenvolver essas habilidades:

1 – Entenda sobre o medo de falar

O medo é uma reação do seu corpo, ou seja, não existe a possibilidade de você deixar de ter medo, porém é possível ter o domínio do seu emocional para controlar o medo.

Se você fica ruborizado ao falar em público, não tente fugir dessa reação, afinal ela vai acontecer independente da sua vontade.

Ou seja, pense o que você sente quando fala em público, aceite e entenda que você não consegue controlar essa reação natural.

2 – Como você reage

Agora que você percebeu como seu corpo funciona quando você fala em público, o próximo passo é entender como você reage, quando você se ruboriza, por exemplo.

Pense nisso e reveja se a forma como você reage está te ajudando ou atrapalhando no seu controle emocional.

3 – Respire fundo

Uma das formas de controlar a ansiedade é através da respiração.

Quando estamos com medo ou ansiedade, nossa respiração fica curta, nosso batimento cardíaco aumenta, uma série de reações acontecem no nosso corpo.

Porém, quando você trabalha o controle da respiração, é possível “enganar” o cérebro sobre esse estresse e informar que tudo está bem e você terá muito mais controle da sua fala.

4 – Postura

A postura passa seu poder para o outro, porém também reflete para você mesmo esse emponderamento.

Se manter em uma postura aberta vai te dar mais autoconfiança, quando falar em público, faça isso sempre quando tiver uma apresentação:

  • Abra sua postura
  • Olhe mais nos olhos das pessoas
  • Mostre as  suas mãos livres ao falar em público
  • Goste do seu corpo e responsabilize-se por cuidar bem da saúde e da aparência dele

Para avançar ainda mais na sua comunicação assista esse vídeo com 3 técnicas para enfrentar o medo de falar em público:

Vídeo

Deixe um comentário